Avaliação Psicológica para cirurgia bariátrica.

 

        A obesidade vem aumentando drasticamente nos últimos tempos devido a várias razões, que podem ser uma junção entre CAUSAS ORGÂNICAS, PSICOLOGICAS E AMBIENTAIS. As pessoas vivem correndo para trabalhar, cuidar de filhos, família e muitas vezes acabam NÃO TENDO TEMPO PARA SI, existe aí a questão da ansiedade, a qual leva a COMPULSÃO ALIMENTAR, já que o alimento pode trazer prazer imediato e assim como uma DROGA viciar o indivíduo, o paladar pode acostumar com a substância de gosto e cheiro atrativos, estes podem ser gorduras e carboidratos.

Na avaliação psicológica é importante perceber no paciente se ele está disposto a todos os sacrifícios de uma cirurgia bastante complicada, devido ao tempo de recuperação e a dor a qual o indivíduo terá de passar e abstinência de alimentos, e uma mudança radical de vida a partir dessa mudança.

Na grande maioria dos casos a obesidade é causada pela ANSIEDADE, muitos procuram uma solução física imediata, mas cabe ao psicólogo desmistificar esse conceito e ver se não há fantasias ao redor da cirurgia, pode ser que a vida do paciente mude e pode ser até mesmo que piore, pois o fator principal é o psicológico, não adianta operar o estômago e continuar a pensar como antes, e continuar não cuidando da alimentação e não fazendo atividades físicas.

Todo o paciente deve saber que deverá fazer ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO PARA O RESTO DA VIDA e assim evitar maiores transtornos com a volta de peso. Muitos paciente voltam a engordar novamente depois de dois anos da cirurgia, pois não seguem as recomendações indicadas por médico nutricionista e psicóloga.


Francieli Kureke

Psicóloga especialista em Psicopedagogia.
Atendimento de adultos e crianças. Avaliações Psicológicas e Psicopedagógicas. Palestras em instituições educacionais.

contato

  Rua Iguinácio Warcheski, 360 casa 02, Umbará. Curitiba/PR  Atendimento de Segunda à Sexta das 8h30 às 20h00.    (41) 3348-8127 / 3348-1594  (41) 9510-4523  francielikureke@gmail.com Siga-nos: