Dislexia
A dislexia é um transtorno genético e hereditário presente em aproximadamente 15% da população mundial, podendo também ser causada pela produção exacerbada de testosterona pela mãe, durante a gestação.
Muitas vezes confundida com déficit de atenção, problemas psicológicos, ou mesmo preguiça; esse transtorno se caracteriza pela dificuldade do indivíduo em decodificar símbolos, ler, escrever, soletrar, compreender um texto, reconhecer fonemas, exercer tarefas relacionadas à coordenação motora; e pelo hábito de trocar, inverter, omitir ou acrescentar letras/palavras ao escrever.
Indivíduos disléxicos possuem a área lateral-direita do cérebro mais desenvolvida que a de pessoas que não possuem essa síndrome, tendo geralmente, por tal motivo, mais facilidade em questões relacionadas à criatividade, arte e esportes.
Diagnóstico
Consiste na análise do paciente por um neurologista, juntamente à equipe multidisciplinar (psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, etc.), excluindo outras possíveis causas. Tal avaliação permite que o acompanhamento seja feito de forma mais eficaz, já que leva em consideração suas particularidades individuais.
Sinais de Alerta
Como a dislexia é genética e hereditária, se a criança possuir pais ou outros parentes disléxicos, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico melhor para os pais, à escola e à própria criança.
Quando não tratada
Haverá sempre:
· dificuldades com a linguagem e escrita;
· dificuldades em escrever;
· dificuldades com a ortografia;
· lentidão na aprendizagem da leitura
Haverá muitas vezes :
· disgrafia (letra ilegível);
· discalculia, dificuldade com a matemática,
· sobretudo na assimilação de símbolos e de
· decorar tabuada;
· dificuldades com a memória de curto prazo e
· com a organização;
· dificuldades em seguir indicações de caminhos e
· em executar seqüências de tarefas complexas;
· dificuldades para compreender textos escritos;
· dificuldades em aprender uma segunda língua.
Haverá às vezes:
· dificuldades com a linguagem falada;
· dificuldade com a percepção espacial;
· confusão entre direita e esquerda.
Educação Infantil
Fique alerta se a criança apresentar alguns desses sintomas:
· Dispersão;
· Fraco desenvolvimento da atenção;
· Atraso no desenvolvimento da fala e da
· linguagem;
· Dificuldade em aprender rimas e canções;
· Fraco desenvolvimento da coordenação motora;
· Dificuldade com quebra-cabeça;
· Falta de interesse por livros impressos;
Ensino Fundamental
· Dificuldade na aquisição e automação da leitura e escrita;
· Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início
· das palavras);
· Desatenção e dispersão;
· Dificuldade em copiar de livros e da lousa;
· Dificuldade na coordenação motora fina (desenhos, pintura) e/ou grossa (ginástica,dança,etc.);
· Desorganização geral: podemos citar os constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e
· perda de materiais escolares;
· Confusão entre esquerda e direita;
· Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas, etc...
· Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou sentenças longas e vagas;
· Dificuldade na memória de curto prazo, como instruções, recados, etc...
· Dificuldades em decorar seqüências, como meses do ano, alfabeto, tabuada, etc..
· Dificuldade na matemática e desenho geométrico;
· Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomias) Troca de letras na escrita;
· Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua;
· Problemas de conduta como: depressão, timidez excessiva ou o "palhaço da turma";
· Bom desempenho em provas orais.
Fase Adulta
· Continuada dificuldade na leitura e escrita;
· Memória imediata prejudicada;
· Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua;
· Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomia);
· Dificuldade com direita e esquerda;
· Dificuldade em organização;
· Aspectos afetivos emocionais prejudicados, trazendo
· como consequência: depressão, ansiedade, baixa auto-
· estima e algumas vezes o ingresso para as drogas e o
· álcool.
Tratamento: Embora não tenha cura, auxilia o paciente quanto às suas limitações, permitindo uma melhora progressiva e evitando, assim que sofra problemas sérios relacionados à auto-estima e socialização.