TRANSTORNO DO PÂNICO: O QUE É?

Muitas pessoas sofrem deste transtorno, sendo várias as especificidades e desencadeamentos, este é um distúrbio psicológico de ansiedade.

Os sintomas ansiosos abrangem grande parte da população, devido às drásticas pressões dos dias de hoje: é o medo do que está por vir; medo da violência; do que pode acontecer; de algum perigo a família, a si mesmo, filhos; sempre questões voltadas ao futuro de algo que ainda não aconteceu ou nunca vai acontecer; será que está tudo bem? Vou progredir no trabalho? Estudos? Estão me julgando, criticando, o que estão pensando, será que vou dar conta disso? daquilo? e assim vai as preocupações ... parecem infinitas...

No caso do transtorno do pânico a ansiedade fica super exacerbada causando sintomas físicos variados: angústia, mal estar e baixa autoestima. A pessoa se fecha em muitos casos, deixa de sair, trabalhar e se relacionar.

Os principais sintomas são: falta de ar, fortes batimentos cardíacos, zumbidos, calafrios ou calores, sufocamento, esgotamento, suor, perda do controle sobre a bexiga, náusea, dores no peito e frequentemente uma sensação de bloqueio e incapacidade para fazer tarefas. Um indicador central é o medo de suas próprias sensações e emoções, algumas pessoas têm a agorafobia, medo de ficar sozinho. Todos estes sintomas vêm da maneira da pessoa pensar e interpretar as situações inadequadamente, e dificuldades em conduzir sua qualidade de vida.

Descartado os sintomas fisiológicos através de exames médicos é necessário cumprir com um tratamento de no mínimo de 6 meses com psicólogo, muitos pacientes têm intenção de sanar o problema apenas com medicação psiquiátrica, fator o qual seria como amparar o sol com a peneira e não resolver o problema de fato. O trabalho da terapia pode ser multiprofissional, e os métodos psicológicos irão contribuir muito para melhora.


Francieli Kureke

Psicóloga especialista em Psicopedagogia.
Atendimento de adultos e crianças. Avaliações Psicológicas e Psicopedagógicas. Palestras em instituições educacionais.

contato

  Rua Iguinácio Warcheski, 360 casa 02, Umbará. Curitiba/PR  Atendimento de Segunda à Sexta das 8h30 às 20h00.    (41) 3348-8127 / 3348-1594  (41) 9510-4523  francielikureke@gmail.com Siga-nos: